sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Maldita Cana!



Cana Maldita! Como pode o governo chamar o Etanol de energia limpa! Milhares de paisagens verdes, mas de um deserto avassalador. Quem viaja pelo estado de São Paulo, pode se perguntar: aonde estarão as matas, o Cerrado, a Mata Atlântica do lugar?Se alguém pedir para experimentar uma fruta do interior, um suco natural a única coisa que terá será o Caldo de Cana e a rapadura, e olha lá, porque essa cana que congela os olhos de um verde monótono não é boa para garapa! A cana de açúcar originária da África não é um mal em si, ao contrário, ela boa de encher a boca de saliva. Chupar cana sem compromisso numa tarde sentada em um banco de madeira embaixo de uma árvore, é uma delícia. Mas como o seu produto açúcar que de bom pode se tornar veneno, o seu monópilo desde os tempos do Brasil colônia só pode trazer: seca, paisagem seca, falta de água, extinção de espécies, extinção de paladares, modos de vida, habitats, uma cultura caipira que se torna do passado junto com o seu Cerrado.
O Cerrado, este bioma considerado feio propositalmente para os interesses das Monsantos da vida, que não foi incluído dentro do patamar de ecossistemas em nossa Constituição, só é a Savana mais rica do mundo em biodiversidade, a mais poderosa em plantas medicinais, em espécies de flores, em animais. É no Cerrado que se concentra o nascimento dos maiores rios brasileiros (que nascem no Brasil) culminando em água para todas as bacias hidrográficas desse país e também é onde está o afloramento e o abastecimento o maior reservatório de água subterrânea da América do Sul: o Aquífero Guarani. Ele é rico em bauxita que produz o aço e também em pedras preciosas. Suas frutas são saborosas e cheirosas e já estão presentes em polpas de suco e sorvetes.
O Cerrado vale bem mais vivo do que morto, mas não é que governo brasileiro parece crer. Ao invés de incentivar pesquisas e o uso do Cerrado para fins econômicos e culturais, deu aval para o povo e para as empresas destrui-lo, colaborando com a visão de que ali só tem mato! A cana, representante maior da nossa monocultura, deixa uma paisagem medonha por onde passa, horizontes e horizontes sem sombras, sem bichos e rios e corrégos prontinhos para se esgotarem junto com suas fontes. Não é incomum as pessoas lembrarem de alguma mina d'água que se existia ali bem aonde está o canavial. Os animais correm no meio dela a procura de abrigo e encontram queimadas, tentam fugir das queimadas e são atropelados nas rodovias e vicinais. Sem falar na morte de toda beleza da paisagem que agora se torna fria, fria, fria.
Tem lugares que de tanta cana que você vê da janela do automovel, sua mente entra em depressão profunda, uma tristeza difícil de matar, porque aquele verde de um mato só deixa a sensação horrível de que não vale apena sair do lugar, todos vão ser iguais.

O Cerrado é o ouro desperdiçado, é sinônimo de interior do Brasil, de música caipira, do Tatu, Tamanduá e Capivara, do doce do Buriti, da Gairova com Frango, do Pequi no Arroz, do Barbatimão para cicatrizar feridas, da Gabiroba no pé, do Marolo cheiroso que se acha no meio da mata, do riacho gostoso de pular com roupa e tudo depois de muito andar. E a conserva de Jurubeba, diz que ella boa para curar mangaça, a carqueja para o estômago, a mangaba nunca provei, e embora não goste da fruta, o pé de Jatobá dá uma sombra! Tão boa de balançar, de subir, de espreguiçar, de dormir em uma rede vendo os tucanos, as maritacas, os sabiás, os bem te vis, e ooutros passáros que gostam de lá. O lobo guará rondou a casa, junto com a jaguatirica, mas ele fugiu comendo a fruta do lobo que tem uma flor tão bonita. A coruja buraqueira segue nossos passos a noite, as estrelas não deixam de acompanhar junto com os vaga-lumes imitações dos luzeiros do céu nos campos da Terra. E a cana deixou um melado azedo na permenência de toda essa natureza. Por isso, sonho que se um dia eu tiver um automóvel, que ele seja movido a água, hidrogênio, energia solar, gás natural, elétrico ou qualquer coisa que não seja alcool e gazolina.

Um comentário:

  1. Que lindo poema! "O Cerrado é o ouro desperdiçado..." algo parecido ao que se passa com esta matéria única, ainda sem comentários. Ouro, ouro desperdiçado!

    Emocionado
    saúde, amor e sonhos, muitos sonhos
    Thiago A Tonussi
    http://goathidrenaxela.wix.com/cantodecantos

    ResponderExcluir