sábado, 28 de setembro de 2019

À você que luta sem poesia

À Você que luta sem poesia
Caro militante,
tu que não tens ternura
e que cavas o peito,
ainda quer derrubar governos,
Mas não derruba
os nós que te amarram
os grilhões que te condenam
teus medos e tuas próprias prisões.
Caro militante.
Se preocupa com o capitalismo,
Mas não se livra de seus moralismos.
Faz da luta o seu umbigo.
E não se importa com a luta
que não te toca, que não é tua
sem entender que todos
estamos nos mesmos buracos.
Caro militante,
se tu não sabes o significado
de sororidade e solidariedade,
Não me venhas falar de equidade,
Não me venhas ensinar
o que é luta!
Porque a verdadeira luta
é aquela que se trava dentro
de ti mesmo.
Caro militante,
Se tua pauta é excludente
Se tua pauta não é holística,
Se tua bandeira é só tua
Se aquelas em que tu não te enquadras
Não és motivo para ir às ruas,
Não me venha falar de verdade!
Ah! Caro militante!
Se tu não sabes receber
um pedido de desculpa,
um agradecimento, um carinho,
Não queiras ensinar os outros
como ser , portar, agir, pensar
e viver.
Tu militas para se esconder
de teus desejos e de teus vazios,
de tuas derrotas e de teus fracassos!
Eu renego o teu desprezo
Caro militante! Quem milita
com a vida e com o corpo
não precisa de esmolas!
Porque o que se luta é o que se vive
e a minha vitória é o meu ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário